Programa

Histórico

Seguindo uma das vocações da URI, que é a de voltar-se à formação e qualificação profissional dos seus egressos, a criação dos Programas de Pós-Graduação lato sensu da Universidade representou um importante passo, no que tange à interação contínua e necessária entre a Universidade e o âmbito no qual está inserida, oportunizando condições de diálogo, atualização e especialização constantes. A periodicidade dos Cursos de Pós-Graduação em nível de lato sensu procura atualizar os egressos das áreas, bem como investir na produção de estudos (monografias, papers, artigos), que serão fontes para o fortalecimento da pesquisa na Universidade e para o aumento da produção científica do quadro docente da instituição, constituindo-se como um elemento preparador para a implantação de um Mestrado em Educação.

Várias ações foram empreendidas para viabilizar a implantação do stricto sensu em Educação. Nesse processo, foram definidas algumas balizas norteadoras da implantação do mencionado mestrado, tais como a institucionalização da pesquisa na URI com o lançamento do Edital 01/2008, Resolução nº 1019/CUN/2007, o qual instituiu melhores condições de produção aos docentes. Ou seja, além de fomento próprio da Iniciação Científica vigente desde 1997, a Universidade passou a incrementar a pesquisa dos professores.

A par da consolidação dos grupos de pesquisa, da solidificação dos Programas de Pós-Graduação lato sensu, os docentes dos Departamentos envolvidos tiveram e continuando tendo atuação efetiva nos programas de formação continuada dos professores da região de abrangência da Instituição, marca histórica de integração da URI com as redes de ensino.

Com base nas produções e experiências docentes, foi proposta à CAPES, em 2010, a criação do Programa de Pós-graduação em nível stricto sensu em Educação (PPG EDU), tendo como área de concentração a Educação e, como linhas de pesquisa, “Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas” e “Políticas Públicas e Gestão da Educação”. O curso de Mestrado em Educação da URI/Câmpus de Frederico Westphalen recebeu, em abril de 2011, o parecer emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aprovando o Mestrado Próprio em Educação.

Com a aprovação da proposta pela CAPES, o PPGEDU iniciou suas atividades em 2011. Desde então, a pesquisa coloca-se como elemento fundamental para os avanços necessários à consolidação das formações promovidas pelo PPG EDU, promovendo novos patamares de compreensão da realidade e novos espaços de discussão educacional, nos quais os programas de pós-graduação são articuladores da construção de conhecimentos e meios para proposições de novas perspectivas teóricas, críticas e práticas para o desenvolvimento educacional da região.

Tendo alcançado, desde a sua criação, resultados expoentes na formação de pesquisadores e mestres para atuar tanto na educação básica como no ensino superior quanto em outros espaços de inserção do especialista em educação e considerando a emergência de reflexões, no campo das práticas educativas, sobre a apropriação das linguagens e das tecnologias no exercício docente, o PPGEDU, em 2017, projetou a ampliação de suas linhas de pesquisa. Inseriu, então, uma terceira linha, “Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias”.

A partir de 2018 o PPG passou a contemplar, portanto, três linhas de pesquisa: “Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas”, “Políticas Públicas e Gestão da Educação” e “Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias”, as quais apresentam possibilidades amplas de investigação e atendem a um público proveniente de diversas áreas do saber.

Em consonância com o PDI-URI, Resolução nº2107/CUN/2015, o qual prevê metas de desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu e ampliação do nível de formação oferecido pelo PPG EDU, em 2018, o Programa passou a elaborar a sua proposta de APCN para apresentar, junto à CAPES, seu pedido de implantação de curso de Doutorado. Em dezembro deste mesmo ano, a proposta foi aprovada. Iniciou-se, assim, a efetiva ampliação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão coordenadas pelo PPGEDU, que passou a ter dois cursos: Mestrado em Educação e Doutorado em Educação.

Com esses dois cursos, o PPGEDU definiu seus objetivos:

Objetivo Geral

 - Formar profissionais enquanto agentes pedagógicos comprometidos com a busca de alternativas criativas e viáveis para os problemas educacionais, para
atuar como pesquisadores, gestores e docentes, objetivando a geração de novos conhecimentos e a qualificação das práticas pedagógicas em diferentes
níveis e segmentos do ensino ou em distintos espaços educacionais.

Objetivos Específicos

- Contribuir, em sintonia com suas linhas de pesquisa, com o desenvolvimento de recursos humanos por meio do processo de investigação das políticas
educacionais, das práticas educativas e dos processos educativos e suas linguagens para além de considerá-las como reprodutoras de uma estrutura
social ou definidoras de sua constituição, antevendo possibilidades emancipatórias decorrentes das contradições inerentes ao processo histórico;
 - Preparar pesquisadores qualificados na área de Educação para pensar e propor novas estratégias de ensino e atuar na pesquisa com a perspectiva do desenvolvimento científico, sociocultural e tecnológico da região e do país.
Contribuir com o fomento, a qualificação e a difusão de políticas educacionais, linguagens, tecnologias e com a formação de professores através da pesquisa,
a fim de oportunizar a internacionalização, a produção, apropriação e a reelaboração do conhecimento na área;
 - Favorecer o desenvolvimento regional através da interiorização do Stricto Sensu, possibilitando a democratização de acesso e permitindo o
desenvolvimento qualificado da pesquisa por meio da articulação com centros de excelência na produção de conhecimentos existentes em outros espaços
geográficos do país;
 - Produzir, ampliar e aprofundar conhecimentos na área da educação, estimulando a criatividade no pensar e no executar projetos, com a finalidade
de gestar propostas inovadoras;
 - Proporcionar aos pós-graduandos o instrumental teórico-prático que lhes permita angariar e ampliar a produção do conhecimento, fonte indispensável
para o exercício profissional competente, atendendo à dinâmica e as exigências da sociedade complexa;
 - Integrar o PPGEDU na dinâmica da universidade em que está sediado, fomentando práticas interdisciplinares entre as diferentes áreas, dialogando e
estendendo suas fronteiras a outros espaços acadêmicos, nacionais e internacionais;
 - Mobilizar a solidariedade acadêmica ao contribuir com outros territórios, fomentando a potencialidade da formação de profissionais especializados com
mestrado e/ou doutorado em Educação, o que pode impactar econômica-social-culturalmente na qualidade da educação desses locais, o que vai ao
encontro do carater comunitário da instituição.
 - Qualificar profissionais para atender aos desafios da Educação do presente e prospectar possibilidades futuras, através do aprofundamento de teorias
filosóficas e pedagógicas, do desenvolvimento de pesquisas e estudos que promovam o avanço do saber e do fazer educativo.

 

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