Programa

Histórico

Seguindo uma das vocações da URI, que é a de voltar-se à formação e qualificação profissional dos seus egressos, a criação dos Programas de Pós-Graduação lato sensu da Universidade representou um importante passo, no que tange à interação contínua e necessária entre a Universidade e o âmbito no qual está inserida, oportunizando condições de diálogo, atualização e especialização constantes. A periodicidade dos Cursos de Pós-Graduação em nível de lato sensu procura atualizar os egressos das áreas, bem como investir na produção de estudos (monografias, papers, artigos), que serão fontes para o fortalecimento da pesquisa na Universidade e para o aumento da produção científica do quadro docente da instituição, constituindo-se como um elemento preparador para a implantação de um Mestrado em Educação.

Várias ações foram empreendidas para viabilizar a implantação do stricto sensu em Educação. Nesse processo, foram definidas algumas balizas norteadoras da implantação do mencionado mestrado, tais como a institucionalização da pesquisa na URI com o lançamento do Edital 01/2008, Resolução nº 1019/CUN/2007, o qual instituiu melhores condições de produção aos docentes. Ou seja, além de fomento próprio da Iniciação Científica vigente desde 1997, a Universidade passou a incrementar a pesquisa dos professores.

A par da consolidação dos grupos de pesquisa, da solidificação dos Programas de Pós-Graduação lato sensu, os docentes dos Departamentos envolvidos tiveram e continuando tendo atuação efetiva nos programas de formação continuada dos professores da região de abrangência da Instituição, marca histórica de integração da URI com as redes de ensino.

Com base nas produções e experiências docentes, foi proposta à CAPES, em 2010, a criação do Programa de Pós-graduação em nível stricto sensu em Educação (PPG EDU), tendo como área de concentração a Educação e, como linhas de pesquisa, “Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas” e “Políticas Públicas e Gestão da Educação”. O curso de Mestrado em Educação da URI/Câmpus de Frederico Westphalen recebeu, em abril de 2011, o parecer emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aprovando o Mestrado Próprio em Educação.

Com a aprovação da proposta pela CAPES, o PPGEDU iniciou suas atividades em 2011. Desde então, a pesquisa coloca-se como elemento fundamental para os avanços necessários à consolidação das formações promovidas pelo PPG EDU, promovendo novos patamares de compreensão da realidade e novos espaços de discussão educacional, nos quais os programas de pós-graduação são articuladores da construção de conhecimentos e meios para proposições de novas perspectivas teóricas, críticas e práticas para o desenvolvimento educacional da região.

Tendo alcançado, desde a sua criação, resultados expoentes na formação de pesquisadores e mestres para atuar tanto na educação básica como no ensino superior quanto em outros espaços de inserção do especialista em educação e considerando a emergência de reflexões, no campo das práticas educativas, sobre a apropriação das linguagens e das tecnologias no exercício docente, o PPGEDU, em 2017, projetou a ampliação de suas linhas de pesquisa. Inseriu, então, uma terceira linha, “Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias”.

A partir de 2018 o PPG passou a contemplar, portanto, três linhas de pesquisa: “Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas”, “Políticas Públicas e Gestão da Educação” e “Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias”, as quais apresentam possibilidades amplas de investigação e atendem a um público proveniente de diversas áreas do saber.

Em consonância com o PDI-URI, Resolução nº2107/CUN/2015, o qual prevê metas de desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu e ampliação do nível de formação oferecido pelo PPG EDU, em 2018, o Programa passou a elaborar a sua proposta de APCN para apresentar, junto à CAPES, seu pedido de implantação de curso de Doutorado. Em dezembro deste mesmo ano, a proposta foi aprovada. Iniciou-se, assim, a efetiva ampliação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão coordenadas pelo PPGEDU, que passou a ter dois cursos: Mestrado em Educação e Doutorado em Educação.

Com esses dois cursos, o PPGEDU definiu seus objetivos:

  • Formar pesquisadores qualificados na área de Educação para pensar, problematizar e propor estratégias educativas considerando as demandas contemporâneas;
  • Fortalecer a pesquisa em educação com perspectiva de desenvolvimento científico, sociocultural e tecnológico da região e do país;
  • Oportunizar a produção, apropriação e reelaboração do conhecimento na área, de modo a contribuir para o fomento, a qualificação, a difusão de políticas educacionais e a formação de professores, através da pesquisa;
  • Favorecer o desenvolvimento regional através da ampliação do acesso à formação em nível de stricto sensu;
  • Estabelecer articulação com centros de excelência na produção de conhecimento no país e no exterior;
  • Produzir conhecimentos na área da educação, considerando as propostas das linhas de pesquisa;
  • Proporcionar ao pós-graduando referencial teórico-prático que lhe permita o exercício profissional competente, atendendo à dinâmica e a exigências da educação contemporânea; e
  • Integrar o programa de Pós-Graduação em Educação na dinâmica da Universidade em que está sediado, fomentando práticas interdisciplinares, dialogando e estendendo suas fronteiras a outros espaços acadêmicos, nacionais e internacionais. 

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.