Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI
Profª. Drª. Hildegard Susana Jung – UniLaSalle
Profª. Drª. Cláudia Battestin – Unochapecó
Profª. Drª. Neusa John Scheid – URI
Profª. Drª. Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi – URI.
Resumo:
A presente pesquisa é uma tese de doutorado que visou investigar a presença de angústia existencial e preocupações com a finitude humana presentes no contexto escolar de estudantes de Ensino Médio de uma escola do município de são Miguel do Oeste/SC, e a partir da escuta de formadores, identificar se estas aparecem como geradoras de sofrimento psíquico que repercute em risco à saúde mental. Concernente a este objetivo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: inventariar as produções já existentes que abordam a finitude e angústia existencial entre estudantes do Ensino Médio; refletir acerca da angústia existencial (sofrimento psíquico, depressões, ansiedades, mutilações, morte) em jovens e adolescentes que frequentam o Ensino Médio a partir da escuta de formadores (professores e funcionários) e de reflexões sobre o currículo escolar; diagnosticar se os temas relacionados à finitude humana e à angústia existencial estão presentes no contexto escolar do Ensino Médio da escola lócus da pesquisa; construir repertório compreensivo sobre o tema finitude e angústia existencial, conceito e significado; aprofundar o entendimento de sofrimento psíquico presente na vida do ser humano; colher evidências de como estudantes de Ensino Médio lidam com suas angústias existenciais, a partir de grupo focal com professores. Para concretizar o propósito aqui exposto, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório e de natureza qualitativa. A base teórica está constituída de autores como Ariès (1977, 2014), Campos (2012), D’Assumpção (2011), Kastenbaum e Aisenberg (1983), Kovács (2003, 2010, 2011, 2012), Kübler-Ross (2017), Ferreira (2002), Gatti (2005), Santos (2009, 2010), dentre outros. A pesquisa de campo foi desenvolvida na modalidade de grupo focal com 10 docentes de uma escola pública de Ensino Médio, da cidade de São Miguel do Oeste/SC. A análise dos dados segue a perspectiva da Análise Textual Discursiva. A orientação teórico-metodológica é de orientação hermenêutica. Sabe-se que a finitude humana e a morte são temas presentes na vida de todos os seres humanos e pode ser entendida de várias formas, tanto nas ciências, quanto nas religiões. Para que este estudo contribua com o tema proposto, abordou-se aspectos relacionados à morte e finitude humana em questão, adolescência e angústia existencial, contexto escolar e suas interfaces com angústia existencial e finitude humana. A partir dos dados coletados no grupo focal, busca-se apresentar as temáticas relacionadas aos objetivos desta pesquisa, apresenta-se as falas significativas das participantes, procurando extrair os temas comuns e relevantes vividos pelas professoras na rotina escolar. Os depoimentos das professoras participantes da pesquisa revelam índices de angústia no contexto escolar, trazendo à tona realidades preocupantes nas instituições de ensino. Percebe-se que adolescência nem sempre é uma tarefa fácil e que pode ser marcada por dificuldades, não apenas por crises, angústias e insucesso escolar. Nesta fase, surge a capacidade cognitiva de perceber que existem diferentes perspectivas possíveis acerca da realidade e o adolescente procura construir sua própria perspectiva, ou seja, a sua maneira de pensar e de estar no mundo, volta-se para si próprio, tentando compreender-se enquanto pessoa. Com base no seu desenvolvimento cognitivo, os jovens começam a teorizar e levantar hipótese sobre a finitude e sua existência, desenvolvendo seu conceito. Também ocorre a aquisição da individualidade e se torna aspecto principal de sua identidade, levando à experienciar situações de insegurança, que se tornam, muitas vezes, angustiantes. Acredita-se que o conhecimento sobre temas existenciais na vida do ser humano pode ser uma prática que incentiva o diálogo na construção do pensamento, e mais, apresenta-se como oportunidade de construção de uma educação para o pensar e refletir sobre suas angústias e inquietações, contribuindo com a formação integral do cidadão. Fica como conclusão importante da pesquisa, a necessidade de proporcionar o compartilhamento das vivências e experiências dos educadores com seus alunos do Ensino Médio, e também contribuir com o processo de formação dos participantes através de estudos teóricos e reflexões dentro da área da educação.