Teses
Ana Paula Rohrbek Chiarello
Título:
APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E CIDADES EDUCADORAS: DESAFIOS À JUSTIÇA E EQUIDADE
Data de Defesa: 11/06/2024
Local: URI - Frederico Westphalen (on-line)
Banca:
Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - Orientadora/URI
Profª. Drª. Adriana Maria Andreis – UFFS
Profª. Drª. Silvia Maria Leite de Almeida – UFBA
Profª. Drª. Jaqueline Moll – URI
Profª. Drª. Lucí T. Marchiori dos Santos Bernardi – URI
A presente pesquisa de doutorado teve como objetivo geral investigar a contribuição dos princípios da Cidade Educadora para a corporificação do Plano de Ações Articuladas (PAR), de forma justa e equânime. Seguindo a abordagem qualitativa, como ferramenta de coleta de dados, foi usada a técnica do Grupo Focal. A partir de Mainardes (2006), procuramos entender as contribuições do ciclo de políticas para a análise de políticas educacionais, tendo como base a perspectiva pós-estruturalista, a pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação” e integra a “Cátedra UNESCO Unitwin - A cidade que Educa e Transforma”, recentemente aprovada, com participação de Brasil, Portugal e Guiné Bissau. Ainda quanto ao percurso metodológico, foi empregado o estudo do estado do conhecimento, com a análise de teses e dissertações encontradas nas bases de dados IBICT e CAPES, publicadas no recorte temporal de 2011 a 2021, tendo como descritores “Plano de Ações Articuladas”, “Cidades Educadoras” e “Planejamento e Participação”. Procuramos estabelecer conexões entre os referenciais teóricos sobre o tema, os princípios de Cidades Educadoras e as ações propostas pelo PAR. A investigação foi guiada pelo problema da pesquisa “Qual a possibilidade dos princípios da Cidade Educadora contribuírem para a corporificação e exequibilidade do Plano de Ações Articuladas (PAR), respeitando parâmetros justos e equânimes?”. Foi assim que postulamos a seguinte tese: A construção do Plano de Ações Articuladas (PAR), nos moldes (articulada com os princípios) de Cidade Educadora, pode contribuir para desenvolver as potencialidades educadoras em uma cidade mais justa, ampliando o espaço educativo para além da escola. Concluímos apresentando a Cidade Educadora como uma proposição de organização social fundamentada na justiça e equidade, que promove a cidadania plena e ativa. Essa abordagem favorece a participação e o trabalho coletivo para a construção de espaços democráticos e participativos. Ao longo da pesquisa, outros enfoques surgiram, como o lançamento da Cátedra UNESCO UniTwin - A cidade que Educa e Transforma, na qual este estudo está inserido. Durante o surgimento da cátedra e a elaboração da tese, novos aspectos foram reconsiderados, enriquecendo nossa compreensão sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e equânime.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais. Cidades Educadoras. Plano de Ações Articuladas. Justiça. Equidade.
Erickson Rodrigues do Espirito Santo
Título:
GRANDE MÚSICA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA REFLEXÃO ÉTICA/ESTÉTICA PARA NOVOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Data de Defesa: 04/12/2023
Local: URI
Banca:
Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI
Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva – UNISINOS
Prof. Dr. Walesson Gomes da Silva – UFMG
Profª. Drª. Lucí T. Marchiori dos Santos Bernardi – URI
Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol – URI
Ao ressaltar a perda de alteridade da Grande Música, em face da Indústria Cultural e a relação ética/estética à luz da razão própria, vemos de uma forma dialética o prejuízo musical que a Grande Música sofre na mídia sob o ponto de vista de horizonte musical. Assim, o presente trabalho, apoiado em Adorno, Levinas e Marx, que trata sobre a diferença entre a Grande Música e a música de massa como estilos musicais distintos, critica o atual cenário massivo da música como mercadoria cultural, por meio da alienação e do fetiche, avaliando a relação ética/estética da Grande Música onde, de um lado, há um ideal de beleza pela experiência estética e, de outro, há a alienação e o fetiche como início do declínio da conduta musical o que acarreta na perda da alteridade pedagógica musical. A situação possui implicações pedagógicas que esta pesquisa pretende abordar. Já tendo por base as teorias de Freire faz-se relação com a educação musical vinculada à ética/estética à luz de uma pedagogia autônoma que construa uma alteridade musical formativa. Portanto, propõe-se como problema: em quais contextos, circunstâncias e acontecimentos a educação musical, vinculada a ética/estética, se relaciona com a alteridade como pedagogia formativa e autônoma? O objetivo geral será de identificar contextos, circunstâncias e acontecimentos nos quais a educação musical, vinculada à ética/estética, se relaciona com a alteridade como pedagogia formativa e autônoma para criar possibilidades de fortalecimento das humanidades na escola. A tese está assentada no estabelecimento de novos processos pedagógicos formativos musicais, calcados na relação ética/estética de autonomia e de liberdade, buscando uma educação emancipatória tendo como base os temas geradores do Século XXI. A pesquisa é teórica, de natureza qualitativa, com enfoque teórico hermenêutico. A análise de dados é de conteúdo, tendo o referencial teórico que a sustenta nos seguintes autores: Emmanuel Levinas, Karl Heinrich Marx, Paulo Reglus Neves Freire e Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno. A busca aqui é por uma formação pedagógica musical que seja “suleada” pelos temas geradores vindos da Grande Música, vindos da Grande Música, valorizando a experiência de alteridade musical a partir dos contextos e realidades. Assim, a educação musical assumirá seu lugar enquanto percurso formativo em espaço integral, podendo ser vista como reflexo de um processo formativo demonstrando sua alteridade dentro da educação.
Palavras-chave: Alteridade; Autonomia; Educação musical; Grande música
Marijane de Oliveira Soares
Título:
PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE RONDONÓPOLIS-MT PARA USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA
Data de Defesa: 02/02/2024
Local: URI - Frederico Westphalen (on-line)
Banca:
Profª. Drª. Ana Paula Teixeira Porto - Orientadora/URI
Profª. Drª. Verônica Domingues Almeida –UFBA
Prof. Dr. Luciano Frontino de Medeiros – UNINTER
Profª. Drª. Elisabete Cerutti – URI
Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol – URI.
De certa forma o que se assiste na atualidade em relação aos professores é uma realidade de desvalorização e falta de apoio, que ocorre há décadas no país, devido às dificuldades em seu fazer pedagógico a partir das tecnologias digitais. Assim, o objetivo geral do estudo é propor melhorias nas escolas públicas de Rondonópolis a partir dos resultados coletados neste estudo na perspectiva de oportunizar uma escuta aos professores em relação a educação sob o enfoque do uso das tecnologias digitais para a aprendizagem dos alunos. Para alcançar o objetivo foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com caráter metodológico indutivo e análises qualitativa e quantitativa, e a percepção dos docentes foi conhecida através do uso de questionário on-line. Conclui-se que a formação inicial dos professores ofereceu maior nível de conhecimento na elaboração e execução de práticas pedagógicas, no entanto, a formação tecnológica desses mesmos professores foi maior na formação continuada, o que evidencia os benefícios da busca por formação continuada para qualificar os professores gerando competências e habilidades para trabalhar com as TDs nas práticas pedagógicas. Concluiu-se ainda que os professores pesquisados não dominam as tecnologias digitais no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, seja por não serem usuários fluentes das TDs ou por não gostarem de usar tais instrumentos nas práticas pedagógicas cotidianas, o que evidencia que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelos professores das referidas instituições para utilizarem com dinamicidade as TDs em suas práticas pedagógicas de forma a qualificar a educação no ensino médio das escolas públicas de Rondonópolis-MT.
Palavras-chave: Professor do ensino médio; Práticas pedagógicas: Tecnologias digitais.
Aline Ferrari Caeran
Título:
VIOLÊNCIA, DISCURSO E EDUCAÇÃO: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOB A ÓTICA DO AGRESSOR CONDENADO E EM CÁRCERE EM PRESÍDIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
Data de Defesa: 29/04/2024
Local: URI - Frederico Westphalen (on-line)
Banca:
Profª. Drª. Luana Teixeira Porto - Orientadora/URI
Profª. Drª. Caroline Fockink Ritt – UNISC
Profª. Drª. Hildegard Susana Jung –UniLaSalle
Profª. Drª. Eliane Cadoná – URI
Prof. Dr. Cesar Riboli – URI
Neste trabalho de conclusão de Curso de Pós-graduação stricto sensu em Educação
– Doutorado, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –
URI, Câmpus Frederico Westphalen/RS, investigamos as relações entre a prática da
violência e a educação com base nos discursos dos condenados pela Lei nº. 11.340,
de 07 agosto de 2006, que trata sobre violência doméstica contra as mulheres.
Portanto, nesta pesquisa tivemos por finalidade a compreensão dos discursos dos
condenados por violência doméstica contra as mulheres, que cumprem pena em um
Presídio Estadual do Rio Grande do Sul, objetivando encontrar possibilidades de
prevenção e ruptura do ciclo de violência doméstica nas práticas e estratégias
educativas, ao levarmos em consideração as diretrizes curriculares dos sujeitos
agressores entrevistados. No primeiro capítulo mapeamos conceitos teóricos sobre
violência e violência contra a mulher, especialmente no âmbito doméstico e familiar,
buscando identificar linhas de convergência e divergência entre as proposições
conceituais nos diferentes campos do saber. No segundo capítulo, apreendemos os
conceitos de discurso e suas significações com foco na teoria da análise discursiva
de Michel Foucault, bem como realizamos a análise dos discursos dos agressores de
violência doméstica, que foram coletados através de entrevistas pessoais. E, no último
capítulo, apresentamos conceitos e teorias que norteiam o currículo escolar,
verificando a relação entre os discursos sobre a violência produzidos pelos atores de
violência doméstica contra a mulher, sua formação escolar e os elementos
intervenientes nesse processo. No que tange à metodologia adotada, nossa
investigação proposta ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, através do método
analítico. Para tal, adotamos a entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa
e tendo por instrumento um roteiro. Os dados coletados foram organizados em
categorias para realização da análise discursiva. Assim, concluímos que a prática da
violência doméstica contra as mulheres pode ser combatida, mas especialmente
prevenida, no âmbito da Educação, através da teorização e da prática dos currículos
escolares que podem descontruir discursos e condutas patriarcais naturalizadas na
sociedade hoje e interferir no próprio conceito de violência dos educandos.
Palavras-chave: Palavras-chaves: Violência; Mulher; Discurso; Educação; Currículo escolar.
Elisângela Bertolotti
Título:
TRANSFOBIA E DISCURSOS DE ÓDIO COMO ESPELHO DA VIOLÊNCIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA: ANÁLISE DE COMENTÁRIOS DE REDE SOCIAL SOB UMA PERSPECTIVA DE LINGUAGEM, GÊNERO E EDUCAÇÃO”
Data de Defesa: 31/10/2023
Local: URI
Banca:
Profª. Drª. Ana Paula Teixeira Porto - Orientadora/URI
Profª. Drª. Cilene Margarete Pereira – UNIFAL
Profª. Drª. Rosane Borges – USP
Profª. Drª. Eliane Cadona - URI
Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol – URI.
As redes sociais, ao serem identificadas como uma estrutura não-linear, flexível e dinâmica, favorecem o entrelaçamento e o compartilhamento de ideias, constituindose como espaço acolhedor de valores, opiniões e ideologias. Nesse cenário singular, são visualizados inúmeros discursos com vieses odiosos direcionados à pessoas trans, com a intenção de exclusão e monitoramento do padrão nacional imposto pelo heterossexismo (Louro, 1997). Com base nisso, esta tese tem como objetivo central ampliar as discussões científicas acerca da transexualidade expostas na internet, a partir de análises linguística, social e de gênero de comentários sobre o tema, publicados período de 2020 a 2022, para refletir como a transexualidade é compreendida nessas publicações, além de seus desdobramentos e contextos. Para análise do corpus de comentários, foram consideradas as publicações realizadas na rede social Twitter, no perfil do Globo.com. Além disso, há a intenção de compreender: a) como se caracterizam esses comentários; b) como seus discursos posicionam valores sobre a sociedade tradicional brasileira quando se dialoga sobre transexualidade; c) projeções linguísticas, sociais e de gênero presentes nessas publicações a partir de uma análise de conteúdo; d) a importância da escola, dos currículos, dos professores nessa leitura; e) a presencialidade das políticas públicas voltadas à diversidade na educação. No que tange à metodologia utilizada, optou-se pela utilização dos pressupostos da teoria da Análise de Conteúdo, uma vez que ela “constitui um bom instrumento de indução para se investigarem as causas (variáveis inferidas) a partir dos efeitos (variáveis de inferência ou indicadores; referências no texto), (Bardin, 1997, p. 137). Ademais, a organização estrutura dos textos, baseia-se em cinco artigos que se constituem em uma conexão leitora de temática e reflexões. Com esta pesquisa, pode-se verificar como a padronização e o silenciamento de corpos são vistos na internet, mais precisamente na rede selecionada, o Twitter. Mediante o uso de recursos específicos, os comentários e demais fatores interligados ao compartilhamento de ideias demonstram como a vazão ao ódio é mostra de uma estrutura social brasileira conservadora, machista e preconceituosa. Tal fator corrobora para a constituição de pilares, em torno da educação, que promovam uma leitura atenta de políticas públicas, currículos e implementação de elementos vistos como fundamentais para a anulação do ódio e o reconhecimento da importância das diversidades, em prol de uma sociedade humanizada.
Palavras-chave: Transexualidade. Discursos de ódio. Gênero comentário. Rede social. Educação
Fernando Battisti
Título:
O SENTIDO EPISTEMOLÓGICO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: A METODOLOGIA ATIVA E O HUMANISMO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR
Data de Defesa: 10/05/2023
Local: URI
Banca:
Profª. Drª. Elisabete Cerutti - Orientadora/URI
Profª. Drª. Luana Priscila Wunsch – UNINTER
Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco – URI
Prof. Dr. Arnaldo Nogaro – URI
Profª. Drª Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - URI
Diante do contexto de transformações vivenciadas no Ensino Superior, esta pesquisa apresenta uma possibilidade epistemológica para as Metodologias Ativas que se utilizam das tecnologias digitais. O trabalho é desenvolvido a partir da problemática: como configuram-se epistemologicamente as práticas educacionais no Ensino Superior no contexto de cibercultura, na perspectiva das Metodologias Ativas e do Humanismo Digital? O estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira de forma bibliográfica, hermenêutica, com a revisão da literatura e construção do estado do conhecimento, no qual proporcionou dimensionar um arcabouço teórico para fundamentação teórica do Humanismo Digital. A segunda etapa, a pesquisa documental, consistiu na análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação (PPCs), de cursos de Graduação Ativa. Ela teve foco no estudo metodológico do Projeto Integrador (PI), Disciplinas na modalidade em EaD e Trabalho Discente Efetivo (TDE) nos cursos de Graduação Ativa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Câmpus Erechim e desenvolveu maior aproximação entre a Graduação Ativa e o Humanismo Digital, tendo como temporalidade os PPCs aprovados no ano de 2020. A terceira etapa da pesquisa, ocorreu a partir do estudo de campo com 157 professores da URI Erechim. Essa etapa foi desenvolvida por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), no qual, a partir das categorias de análise, contribuiu para o aprofundamento da composição do Humanismo Digital, como possibilidade epistemológica às Metodologias Ativas. Dentre os resultados da pesquisa, tem-se a proposição da configuração do Humanismo Digital como base às Metodologias Ativas com tecnologias digitais, sendo constituído a partir da intersecção entre Cibercultura, "Novo Humanismo" e Complexidade e tendo como referenciais: Pierre Lévy (1999), Tapio Varis e Tornero (2012) e Edgar Morin (2003). O estudo está subdividido em 04 artigos organizados com as temáticas assim evidenciadas: epistemologia na Graduação Ativa, Graduação Ativa na universidade, epistemologia das Metodologias Ativas diante do Humanismo Digital e Epistemologia e Educação. A pesquisa foi básica, de caráter exploratório, sendo quanti/qualitativa e está inserida na linha de pesquisa: Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias, do PPGEDU – URI/FW. Concluímos que a partir da compreensão do Humanismo Digital, será necessário desafiar práticas educacionais, levando em consideração os elementos que compõem esse humanismo, vivenciado a partir da cibercultura, da complexidade e do "Novo Humanismo".
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Cibercultura. "Novo Humanismo". Humanismo Digital
Fernando de Cristo
Título:
INSTITUTOS FEDERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE DO SEU DESENVOLVIMENTO POR REGIÃO POR MEIO DOS DADOS DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA
Data de Defesa: 30/05/2023
Local: URI - Frederico Westphalen (on-line)
Banca:
Profª. Drª. Silvia Regina Canan - Orientadora/URI
Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos – UERJ
Prof. Dr. Prof. Dr. Claudio Z. Sanavria – IFMS
Profª. Drª. Jaqueline Moll – URI
Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack– URI.
Esta tese teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre os Institutos Federais agrupando-os por regiões e verificando se há variáveis que apontam possíveis desigualdades no desenvolvimento desta política pública utilizando dados da Plataforma Nilo Peçanha. O texto foi organizado em cinco artigos que discutem diferentes aspectos envolvidos no desenvolvimento desta política pública para a educação. Os dados analisados nos artigos foram categorizados conforme estabelecido pela Plataforma Nilo Peçanha, com vistas a facilitar o cruzamento entre os achados desta pesquisa com resultados de outros trabalhos atuais e futuros. Além disso, os dados encontram-se agrupados por regiões brasileiras de modo a atender ao objetivo de verificar a existência de desigualdades nos indicadores. Ao longo dos artigos, foram produzidos resultados que demostram as desigualdades regionais no desenvolvimento desta política pública. No entanto, foi possível perceber que um somatório de fatores como o alto nível de qualificação dos docentes e técnicos administrativos em educação, aliado a boas condições de trabalho e infraestrutura, além de programas de permanência e êxito, entre outros, fazem com que diferenças de raça, de renda, entre outras, acabem não influenciando nas taxas de evasão e de eficiência acadêmica, que apresentam certo equilíbrio entre todas as regiões. Sendo assim, os Institutos Federais constituem uma política pública para a educação que vem demonstrando que pode colaborar para minimizar as desigualdades regionais.
Palavras-chave: Institutos Federais; desigualdades regionais; Plataforma Nilo Peçanha.
Jeanice Rufino Quinto
Título:
REDES COLABORATIVAS E DE PESQUISA EM DIREITO EDUCATIVO NA PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: FORMADORAS DE CAPITAIS INTELECTUAIS?
Data de Defesa: 10/11/2023
Local: URI - Frederico Westphalen
Banca:
Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco - Orientadora/URI
Prof. Dr. Fernando Gonzales Alonso – UPSA
Profª. Drª. Giselle Cristina Martins Real – UFGD
Prof. Dr. Daniel Pulcherio Fensterseifer - URI
Profª. Drª. Jordana Wruck Timm – URI.
O trabalho de tese intitulado Redes Colaborativas e de Pesquisa em Direito
Educativo na Pós-Graduação Stricto Sensu: Formadoras de Capitais Intelectuais?
apresenta os resultados de um estudo que buscou compreender em que medida as
Redes Colaborativas e Redes de Pesquisa em Direito Educativo formam Capitais
Intelectuais nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação no Brasil,
assim como, qual o seu alcance ibero-americano. Pondera também se essas
relações intensificam a qualificação nos processos de formação de pesquisadores e
socialização dos conhecimentos através das redes colaborativas. O tema insere-se
na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas do
programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em educação da URI (Universidade
Regional Integrada), na perspectiva de olhar a produção de Capitais Intelectuais
enquanto saberes e práticas educativas necessárias ao cotidiano educacional do
Stricto Sensu. As redes de cooperação atuam através dos ciberespaços e a
produção da inteligência coletiva dá-se por meio da constituição de grupos de
estudiosos, experiências, conhecimentos em diferentes países, culturas e
universidades, aliando a tecnologia com a produção de Capitais Intelectuais.
Identificar como estão organizadas as Redes Colaborativas e de Pesquisa em
Direito Educativo foi um dos objetivos da investigação. Compreender como ocorre a
formação de Capital Intelectual por meio dessas redes e como a temática do Direito
Educativo é abordada também foram pontos explorados. Nesse caráter, a percepção
teórica da realidade e a metodologia utilizada no estudo restringem-se ao campo da
análise de dados, assim denominando a investigação como sendo uma metodologia
de estudo hermenêutico e qualitativo. Foram explorados os conceitos de Direito
Educativo, Pós-Graduação Stricto Sensu, Capitais Intelectuais, Redes Intelectuais,
Redes Colaborativas e de Pesquisa com abordagem de caráter bibliográfico. Os
dados coletados foram buscados através de consulta parametrizada no Catálogo de
Teses e Dissertações, Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes, por meio
de questionário encaminhado aos líderes dos Grupos de Pesquisa via Google Forms
e, como complementação, foi feita uma busca de informações referentes a
publicações, participação em eventos e projetos de pesquisa através dos currículos
Lattes dos líderes dos grupos de pesquisa que não participaram da entrevista. Os
resultados obtidos foram analisados e compreendidos dentro do contexto da Pós-
Graduação e dos atores que fazem parte do meio acadêmico e profissional da
educação, chegando à conclusão que as Redes Colaborativas e de Pesquisa são
essenciais para a formação e produção de capitais intelectuais.
Palavras-chave: Direito Educativo; Redes Intelectuais; Redes de Pesquisa; Capital Intelectual; Pós-Graduação Stricto Sensu.
Juliane Cláudia Piovesan
Título:
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM E FOREGROUNDS: ACORDES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Data de Defesa: 27/09/2023
Local: URI
Banca:
Profª. Drª. Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Orientadora/URI
Prof. Dr. Denival Biotto Filho – IFSP
Profª. Drª. Eli Terezinha Henn Fabris – Unisinos
Profª. Drª. Maria Carmen Silveira Barbosa - UFRGS
Profª. Drª. Jaqueline Moll – URI
Profª. Drª. Jordana Wruck Timm – URI.
Acordes da reelaboração de foregrounds, na organização de uma comunidade de aprendizagem, em uma prática formativa coletiva que dialoga a docência na Educação Infantil é a baliza deste estudo. A tese caminhou na defesa de que a realização de processos formativos coletivos se configura como oportunidades para a reelaboração de foregrounds de docentes da Educação Infantil. Postula uma reflexão sobre a construção do caminho de ensino e de aprendizagem, nas concepções, nas perspectivas, nos sonhos e nas angústias, considerando que o foreground de um indivíduo remete à forma como ele visualiza suas possibilidades de futuro e que pode determinar seus processos de buscar a aprendizagem, bem como de mobilizar o processo pedagógico. Suscitou responder a questão orientadora: Como se apresenta os foregrounds de docentes e que dispositivos eles mobilizam para a reelaboração, a partir da organização/participação em uma comunidade de aprendizagem, em uma prática formativa coletiva que dialoga a docência na Educação Infantil?. Assim, a tese busca analisar os foregrounds de docentes e como são mobilizados, na participação de uma comunidade de aprendizagem, refletindo se uma prática formativa coletiva e dialógica com docentes de educação infantil possibilita essa (re)elaboração. Para a condução desse caminho, a perspectiva metodológica procedeu-se da hermenêutica filosófica de Gadamer. Quanto ao tipo de pesquisa é exploratória e descritiva e a natureza possui uma abordagem qualitativa. A materialidade empírica foi por intermédio da organização de uma comunidade de aprendizagem com docentes de educação infantil do município de Frederico Westphalen, na construção de uma formação continuada coletiva e dialogada. E, para a interpretação do campo, a referida valeu-se da Análise Textual Discursiva (ATD). A estrutura do estudo, organizada em artigos, é determinada por seções. A Seção I – O cenário da pesquisa, apresenta o estado de conhecimento e o processo de organização do caminho teórico-metodológico. A Seção II – Em harmonia e dissonâncias com estudos teóricos, baliza os estudos teóricos, divididos em artigos, os quais foram alicerces para a construção da tese, delineando-se em reflexões sobre a formação continuada dos professores de educação infantil e o contexto político nacional; a formação continuada docente como lugar de experiências: comunidade de aprendizagem e as lições da pandemia; o docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens e por fim reelaboração de foreground: orquestrando futuro com os professores. Na Seção III, enfatiza-se a composição polifônica: vozes que se entrelaçam, apresentando as reflexões das escutas das vozes dos interlocutores do estudo, contemplando os resultados da referida, descritos em três artigos, sendo, Docência na educação infantil e sua composição: backgrounds e foregrounds de um profissional em construção; Vozes docentes: caminhos de sonhos e angústias e Foregrounds: qual futuro? Reelaborações em vozes polifônicas”. As narrativas dos/as professores/as evidenciam a força formativa que uma rede de relações dialógicas, estabelecida pelos profissionais, pode ter. Ainda, permitem ver a importância do outro na formação e no reconhecimento de si próprio, diálogos que se entrecruzam com tonalidades diferentes, com marcas sociais e históricas, capazes de provocar pensamentos, proporcionar novos sentidos ao vivido enquanto pessoa e profissional. Destaca-se com o estudo que são as vozes em movimento que, em um processo formativo coletivo, promoveram o compartilhar de vivências e experiências docentes, mobilizando saberes e conhecimentos, motivando novos olhares, outras construções de significados e reelaborando foregrounds.
Palavras-chave: Formação Continuada, Foreground, Docentes de Educação Infantil, Comunidade de Aprendizagem.
Rosane de Fátima Ferrari
Título:
FORMAÇÃO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR: CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA, SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Data de Defesa: 07/11/2023
Local: URI - Frederico Westphalen
Banca:
Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI
Prof. Dr. Armindo Quillici Neto – UFU
Prof. Dr. Maurício João Farinon – UNOESC
Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - URI
Profª. Drª. Silvia Regina Canan – URI
Esta tese de doutoramento faz parte da Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, e teve como objetivo geral analisar se a formação discente no ensino superior é capaz de proporcionar sentidos e significados para a vida pessoal e profissional dos acadêmicos. O problema que norteou o trabalho foi assim definido: considerando que a formação discente no ensino superior consiste em um processo que resulta da construção de conhecimentos e experiências vividas em ambiente universitário, é ela capaz de proporcionar sentidos e significados para a vida pessoal e profissional dos acadêmicos? O aporte teórico deste estudo envolveu a construção do Estado do Conhecimento, que permitiu, alicerçado em um panorama das pesquisas já existentes, seguir questionando sobre os sentidos e significados da formação para os estudantes universitários, reforçando a importância da orientação reflexiva dos discentes, para pensarem criticamente no que é ser, fazer e experienciar a formação universitária. Entendendo que só é possível questionar os sentidos da formação universitária na atualidade na medida em que se conversa com a tradição, realizou-se um estudo abrangendo o histórico das universidades, a fim de compreender sua gênese e sua essência, refletindo sobre seu compromisso em oferecer uma formação ampla e integral, que contemple não somente conhecimentos técnicos e profissionais, mas também humanísticos e culturais. Para tanto, foi preciso ampliar os estudos a respeito da aprendizagem e a construção do conhecimento no contexto da formação universitária, atentando que ela necessita orientar para os sentidos e significados do aprender, possibilitando os estudantes a se tornarem aprendizes ativos e críticos. Nesse rumo, compreendeu-se que a formação discente na universidade é uma discussão desafiadora, que carece levar em conta o percurso formativo que o estudante precisa seguir em busca de sua experiência formativa de si (bildung). Nesse sentido, por meio da pesquisa qualitativa e exploratória, a partir de um questionário online, via Google Forms, indagou-se as percepções dos estudantes universitários de uma Universidade Comunitária do Médio Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul quanto aos sentidos e significados da formação discente na universidade. A análise de dados utilizada foi de conteúdo, e as informações coletadas foram organizadas considerando a situação funcional dos estudantes que, na sua maioria, possuía dupla jornada diária, estudantes-trabalhadores. Os dados mostram que o fato de muitos acadêmicos trabalharem quarenta horas semanais, ou mais, não impede que avaliem positivamente a trajetória acadêmica. Mesmo com as oportunidades oferecidas pela Universidade, as Instituições de Ensino Superior precisam estar atentas às demandas e desafios do mundo contemporâneo, promovendo uma formação crítica, reflexiva e voltada para o desenvolvimento humano e social, viabilizando espaços de escuta e debate, que considerem a realidade e as necessidades dos estudantes. Soma-se a isto a premência em retomar as reflexões concernentes ao sentido da educação e o sentir da formação no Ensino Superior, pensando em uma cultura do sentido para o fenômeno educativo, com base em um conceito dinâmico, processual, produtor de vida e de sentidos que entende o sujeito como protagonista de sua formação, ou seja, o sujeito de formação e não ao contrário.
Palavras-chave: Formação no Ensino superior. Conhecimento. Experiência. Sentidos. Significados.
Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler
Título:
FINITUDE, ANGÚSTIA EXISTENCIAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO EM JOVENS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC
Data de Defesa: 28/08/2023
Local: URI - online
Banca:
Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI
Profª. Drª. Hildegard Susana Jung – UniLaSalle
Profª. Drª. Cláudia Battestin – Unochapecó
Profª. Drª. Neusa John Scheid – URI
Profª. Drª. Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi – URI.
A presente pesquisa é uma tese de doutorado que visou investigar a presença de angústia existencial e preocupações com a finitude humana presentes no contexto escolar de estudantes de Ensino Médio de uma escola do município de são Miguel do Oeste/SC, e a partir da escuta de formadores, identificar se estas aparecem como geradoras de sofrimento psíquico que repercute em risco à saúde mental. Concernente a este objetivo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: inventariar as produções já existentes que abordam a finitude e angústia existencial entre estudantes do Ensino Médio; refletir acerca da angústia existencial (sofrimento psíquico, depressões, ansiedades, mutilações, morte) em jovens e adolescentes que frequentam o Ensino Médio a partir da escuta de formadores (professores e funcionários) e de reflexões sobre o currículo escolar; diagnosticar se os temas relacionados à finitude humana e à angústia existencial estão presentes no contexto escolar do Ensino Médio da escola lócus da pesquisa; construir repertório compreensivo sobre o tema finitude e angústia existencial, conceito e significado; aprofundar o entendimento de sofrimento psíquico presente na vida do ser humano; colher evidências de como estudantes de Ensino Médio lidam com suas angústias existenciais, a partir de grupo focal com professores. Para concretizar o propósito aqui exposto, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório e de natureza qualitativa. A base teórica está constituída de autores como Ariès (1977, 2014), Campos (2012), D’Assumpção (2011), Kastenbaum e Aisenberg (1983), Kovács (2003, 2010, 2011, 2012), Kübler-Ross (2017), Ferreira (2002), Gatti (2005), Santos (2009, 2010), dentre outros. A pesquisa de campo foi desenvolvida na modalidade de grupo focal com 10 docentes de uma escola pública de Ensino Médio, da cidade de São Miguel do Oeste/SC. A análise dos dados segue a perspectiva da Análise Textual Discursiva. A orientação teórico-metodológica é de orientação hermenêutica. Sabe-se que a finitude humana e a morte são temas presentes na vida de todos os seres humanos e pode ser entendida de várias formas, tanto nas ciências, quanto nas religiões. Para que este estudo contribua com o tema proposto, abordou-se aspectos relacionados à morte e finitude humana em questão, adolescência e angústia existencial, contexto escolar e suas interfaces com angústia existencial e finitude humana. A partir dos dados coletados no grupo focal, busca-se apresentar as temáticas relacionadas aos objetivos desta pesquisa, apresenta-se as falas significativas das participantes, procurando extrair os temas comuns e relevantes vividos pelas professoras na rotina escolar. Os depoimentos das professoras participantes da pesquisa revelam índices de angústia no contexto escolar, trazendo à tona realidades preocupantes nas instituições de ensino. Percebe-se que adolescência nem sempre é uma tarefa fácil e que pode ser marcada por dificuldades, não apenas por crises, angústias e insucesso escolar. Nesta fase, surge a capacidade cognitiva de perceber que existem diferentes perspectivas possíveis acerca da realidade e o adolescente procura construir sua própria perspectiva, ou seja, a sua maneira de pensar e de estar no mundo, volta-se para si próprio, tentando compreender-se enquanto pessoa. Com base no seu desenvolvimento cognitivo, os jovens começam a teorizar e levantar hipótese sobre a finitude e sua existência, desenvolvendo seu conceito. Também ocorre a aquisição da individualidade e se torna aspecto principal de sua identidade, levando à experienciar situações de insegurança, que se tornam, muitas vezes, angustiantes. Acredita-se que o conhecimento sobre temas existenciais na vida do ser humano pode ser uma prática que incentiva o diálogo na construção do pensamento, e mais, apresenta-se como oportunidade de construção de uma educação para o pensar e refletir sobre suas angústias e inquietações, contribuindo com a formação integral do cidadão. Fica como conclusão importante da pesquisa, a necessidade de proporcionar o compartilhamento das vivências e experiências dos educadores com seus alunos do Ensino Médio, e também contribuir com o processo de formação dos participantes através de estudos teóricos e reflexões dentro da área da educação.
Palavras-chave: Contexto escolar; Ensino Médio; Finitude; Angústia existencial; Adolescência