Projetos de Pesquisa

Linha 1 - Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas

- Desafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e Portugal;
- Praticas Educativas em diferentes contextos: possibilidades investigativas em cenários diversos;
- Educação do campo: processos educativos e emancipação;
- A percepção do bem e mal-estar na docência no stricto sensu em educação e os ciclos de vida profissional.
- A Formação de Professores e a Interlocução com Diferentes Teorias, Saberes e Práticas Educativas.
- As Práticas Educativas no contexto da Educação Matemática Crítica - Educação do campo: processos educativos e emancipação.
- Formação de Professores e o Exercício da Docência: um estudo comparado dos desafios da educação em diferentes contextos.
- Identidade do professor: disposições para o exercício da docência.
- Cultura, Etnoconhecimentos e Processos Educativos na Universidade.
- Práticas Educativas de efetivação do direito educativo em diferentes contextos.
Saúde Ambiental: Percepções de Diferentes Atores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Relação entre Meio Ambiente e Saúde;
- Cidades Educadoras: construindo o status quo nas pesquisas brasileiras.

​​​​​​Linha 2 - Políticas Públicas e Gestão da Educação

- Compromisso omnilateral com a vida - A acolhida ao imigrante na sociedade atual a partir da ação comunicativa de Habermas: análises e discussões;
- Dicionário Crítico-Hermenêutico de Zygmunt Bauman;
- CUIDAR DA VIDA: Contribuições do Direito e do Biodireito para a qualificação da vida e das relações humano-institucionais;
- BIOSOFIA: Para além do biológico e do instrumental;
- Manutenção, defesa e centralidade da vida com sabedoria;
- O PISA e a indução de políticas Educacionais: um estudo comparado entre Portugal e Brasil;
- Educação Integral em jornada ampliada no Brasil: impactos da implementação do Programa Mais Educação (PME) 2008 – 2017;
- Cidades Educadoras: construindo o status quo nas pesquisas brasileiras;
​​​​​​- A Política Educacional como Campo de Estudo: avaliação em larga escala, financiamento e gestão educacional nos sistemas de ensino;
- A Reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais de ensino;
- Educação Superior, Políticas Públicas e Organismos Internacionais: processos em (des)contrução nas Instituições de Educação Superior Brasileiras;
- Internacionalização da Educação em território Iberoamericano;
- Processos Educativos, políticas públicas e práticas pedagógicas;
- Políticas Públicas Educacionais: direitos humanos e direito educativo;
Educação superior e internacionalização: processos e construções nas Universidades Comunitárias/RS;

​​​​​​Linha 3 - Processos educativos, linguagens e tecnologias


- Ensino Híbrido e os  Desafios Da Docência No Ensino Superior: Pesquisando Práticas Inovadoras.
- O que contam práticas discursivas de professores/as da educação infantil sobre orientação sexual e identidade de gênero?;
- Narrativas Da Violência Na Cultura Brasileira Contemporânea: Literatura, Cinema e Televisão
​​​​​​- Leitura, Literatura e Ensino: uso de tecnologias de informação e comunicação do processo de ensino.
- Aprendizagem de literatura nos cursos de graduação.
- Interfaces entre Linguagens, Tecnologias e Formação do Sujeito.
- Concepções dobre a Docência no Contexto da Cibercultura: de que aula estamos falando?
- Leitura, Linguagens e Ensino: material didático no contexto digital.
- Práticas Discursivas e a Base Nacional Curricular Comum: Gênero, Saúde e Educação.
- Saúde no ano de 1990: Uma Análise das propagandas veiculadas no Jornal Zero Hora.
​​​​​​- Formação de Professores, Letramento e Tecnologias.

- Metodologias de ensino híbrido no Ensino Superior e a disseminação da cibercultura junto aos docentes: um olhar sob a URI.
- Do Preto e Branco ao Arco-Íris: uma Problematização das Práticas Discursivas de Professores/As da Educação Básica sobre Gênero e Saúde.
- Mídia, gênero e saúde no cenário da Educação: (des)construções dos Estudos de Gênero e da Psicologia Social.
Educomunicação, mídia, literatura e crítica social
- Educação transformadora: inovação e criticidade por meio das práticas de ensino

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.