Perfil do Egresso
O Perfil do Egresso do PPGEDU, é o resultado das ações que o programa desenvolve, considerando a área de concentração, as linhas de pesquisa, seus objetivos, projetos e grupos de pesquisa, organização curricular e produção acadêmica, assim como as orientações da CAPES para área de Educação e as observações da última avaliação emitida pela CAPES ao PPGEDU (2016). Esse conjunto de fatores traduz-se em um rol de competências e habilidades associadas à formação de pesquisadores de alto nível que tenham condições de:
- Atender aos desafios da Educação, através do aprofundamento de estudos, do desenvolvimento de pesquisas que promovam o avanço do saber e fazer educativo;
- Produzir conhecimento com impacto na comunidade científica da área da Educação e no sistema educacional em todos os níveis e modalidades;
- Propor alternativas para superação de problemas locais, regionais e nacionais no campo educacional;
- Problematizar abordagens teórico-práticas acerca da educação e sua relação com contextos sociais, políticos, econômicos e culturais, considerando perspectivas locais e universais;
- Construir diálogos em perspectiva comparada sobre realidades educacionais do Brasil e do exterior;
- Desenvolver pesquisa e reflexões subjacentes à formação de pesquisadores e professores para atuação na educação superior.
O perfil do egresso do PPGEDU, deve englobar competências e habilidades de pesquisa de alto nível na área educacional de acordo com a área de concentração do programa, os propósitos da linha de pesquisa escolhida pelo aluno, em consonância com o seu projeto de pesquisa e as produções decorrentes deste, bem como os objetivos geral e específicos do PPGEDU.
Sob essa perspectiva, é oportuno observar que as ações do programa são pautadas na formação desse perfil o que inclui também a existência de grupos de pesquisa que sustentem o desenvolvimento do programa, dando condições para que os alunos consolidem suas experiências de pesquisa. Há ainda a existência de convênios com instituições nacionais e internacionais para a realização de pesquisas e intercâmbio de docentes e pesquisadores.